3.9.09

Informações sobre o vírus H1N1


O que é? A gripe Influenza A H1N1 é uma mutação do vírus da gripe comum que apareceu pela primeira vez no México, em abril de 2009. A linhagem atual surgiu em criações de porcos, daí seu primeiro nome: Gripe Suína. A doença reúne genes de vírus que infectam humanos, aves e suínos. A Organização Mundial de Saúde elevou o surto à categoria 6.

Sintomas: Os sintomas das duas gripes (comum e H1N1) são muito parecidos e se confundem. No caso da gripe H1N1, contudo, os sintomas podem ser mais intensos. Ao apresentar alguns dos sintomas, a orientação é a de procurar um médico ou ir a um posto de saúde. Confira aqui todas as particularidades da nova gripe.

Como se previnir:
Devido a mutações no vírus, a transmissão entre pessoas já acontece, principalmente por meio de tosse, espirro ou de secreções respiratórias de pessoas infectadas. Cuidados básicos de higiene podem ser tomados, como: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, entre outros.

É, temos que nos previnir pois, segundo os especialistas o vírus é mutante podendo ser eliminado através da tosse por exemplo e permanecer vivo durante 72 (setenta e duas) horas no lucal que o contagiado espirrou. RN

Nenhum comentário: